13 novembro 2011

O Aborto

Nestes últimos tempos, muito se tem falado no aborto proposital, ou seja, aquele em que a mãe opta em não ter o bebê, então ela usa de recursos para retirar o embrião. Essa discussão é polêmica, pois existe o a favor e o contra.Segundo as pessoas que são a mercê do aborto,a mulher tem o direito de tomar decisões num assunto que diz respeito à sua vida como o é da maternidade. Já as pessoas contra dizem que Fazer um aborto é um atentado contra a vida humana. Então faz necessário debater sobre o assunto, que por muitas vezes é exposto, as religiões se posicionaram e a ciência também, então é a sua vez de dar a sua opinião.

Para melhor colaborar com sua opinião irei apresentar alguns argumentos, contra e a favor:
Argumentos a favor o aborto
  • A maternidade não desejada é fonte de problemas futuros para a mulher, para o casal, para as famílias e, sobretudo, para as crianças delas nascidas.
  • É uma decisão que afecta não só a vida da mulher, mas a vida do casal envolvido e, caso exista, o contexto familiar.
  • Podem ocorrer problemas na futura vinculação afectiva entre a mãe e a criança nascida quando a gravidez é vivida em sofrimento.
  • A IVG quando considerada crime promove a perseguição às mulheres que abortam.
  • Embora não haja mulheres na prisão, há mulheres com pena suspensa. Dezenas de mulheres são perseguidas, sujeitas a exames médicos humilhantes e expostas à opinião pública.
  • O aborto clandestino é um problema de saúde pública.
  • O acesso ao aborto legal permite reduzir progressivamente o recurso ao aborto.
  • A defesa ao acesso ao aborto legal está associada à prevenção das gravidezes não desejadas.
  • Nenhum sistema de saúde entrou em colapso depois da despenalização da IVG.
  • Proibir não elimina o recurso ao aborto. Quando as mulheres sentem que ele é necessário fazem-no, mesmo que não seja em segurança.
  • Um aborto mal feito pode ter consequências graves para a saúde da mulher.
  • Definir um feto (um embrião ou mesmo um ovo) como uma "pessoa", com direitos iguais ou mesmo superiores aos de uma mulher - uma pessoa que pensa, sente e tem consciência - é um absurdo.
  • A proibição do aborto é discriminatória em relação às mulheres de baixo nível sócio-económico, que são levadas ao aborto auto-induzido ou clandestino. As mais diferenciadas economicamente podem sempre viajar para obter um aborto seguro.
  • O primeiro direito da criança é ser desejada.
  • A possibilidade de escolha é boa para as famílias.
  • Uma gravidez indesejada pode aumentar tensões, romper a estabilidade e empurrar as pessoas para baixo do limiar de pobreza.

Argumentos contra o aborto
  • Hoje em dia só engravida quem é mesmo irresponsável. Promovendo o Planeamento Familiar não é preciso despenalizar o aborto.
  • Nenhuma mulher foi parar à prisão por ter recorrido ao aborto.
  • Um feto é uma "pessoa", semelhante a nós, com iguais direitos.
  • O aborto legal deixa as mulheres à mercê de todo o tipo de pressões.
  • O aborto legal vai congestionar os serviços de saúde.
  • A despenalização do aborto vai provocar o aumento do número de abortos.
  • O aborto é um pecado. É mau e imoral.

Agora opine!

Você é a favor  ou contra o aborto?Em caso de estrupo, o aborto é necessário?
Aborta, deve ser considerado um crime? 

Imagem: Google

6 comentários:

  1. quando assunto é borto sempre fico em cima do muro. aborto é crime sim´porque, estamos tirando o direito de viver de um futuro cidadão.apartir do momento em q sabemos q existe um coraçãozinho pulsando dentro da gente, deviamoos acolher essa vida q agora faz parte da nossa. na situação do estupro o aborto é defendido por lei,não devemos aceitar um filho q foi gerado de forma violenta. defendo o aborto quando há risco de morte para a mãe e pro bebê. ou até msmo uma deficiência q vai causar sofrimento pra criança e para os pais. a gravidez não planejada leva ao aborto forçado, É CRIME SIM.se você tem um coração e quer ter a conciÊncia tranquila use camisinha. sexo é bom, mas tem q ser feito cm responsabilidade, tem q está preparado pras consequências, não é só uma gravidez, mais também várias doenças. use camisinha sejaa responsavel, preserve sua vida e a vida do seu parceiro!!

    ResponderExcluir
  2. É existe pessoas que ficam entre o meio termo, isso acontece por que as opiniões confundem nossas cabeças. Eu particularmente sou contro, por que?
    Acredito que é um crime contra a vida, e Jesus era a favor da vida. Mesmo que a seja caso de estrupo, deficiência ou qualquer outro caso, a criança não tem culpa de nada, ainda mais porque ela é um ser inocente e desprovido de querer nascer ou não. Então acredito que o sexo teve ser praticado só depois do casamento, e quanto ao uso do preservativo eu tenho uma opinião divergente da sua, isso inclui valores religiosos e até mesmo que eu adquiri e que num vem ao caso agora. Obrigado pelo comentário e volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Pra mim pessoas que fazem aborto com medo de responsabilidade não merece perdão, se Deus dar ele se responsabiliza.
    Não adianta nada alguem que ja vez querer ser bomzinho depois. pensando elas que a sua maldade vai ser apagada com suas boas acoes.
    Vamos pretar conta de nossas acoes sempre.

    ResponderExcluir
  4. É realmente as mulheres quando engravidam, tem que arcar com as responsabilidade. Acredito que não existe essa de que uma mãe não quer o bebê, talvez isso aconteça por pressão familiar.

    ResponderExcluir
  5. boa noite,em partes sou contra em outras nao! explico pq..se uma criança de 10 ou 11 anos e violentada ela nao pode ser responsavel por um ser ate pq uma criança nao pd cuidar de outra isso e logico neh pra mim existe as excessoes..imagina esse trauma na sua vida que levara para o resto de sua vida.ja em relaçao a usar a camisinha para evitar de engravidar ja nao concordo com essa pessoa que fala ai no primeiro comentario pq jesus defende a vida i isso e bem claro,nesse caso a pessoa e conciente dos atos que esta praticando.
    Em comparaçao com esses dois pensamentos que citei ai fika a minha opiniao se abortar e crime pra mim sim e crime, quando se tira a vida de um ser inocente por vaidade.Os valores cristaes i a moralidade e respeito pelo o Don da vida onde esta?

    ResponderExcluir
  6. É quando o caso é aborto, as opiniões a maioria ficam na parcial, o seja encima do muro.

    ResponderExcluir

Postagens populares