20 novembro 2011

Desigualdade Social


No nosso cotidiano, nos deparamos com diversas situações de injustiça social, a sempre o mais rico e o mais pobre. A desigualdade social tem destaque na má distribuição de riquezas e essa se darem principalmente nos países não desenvolvidos, um exemplo clássico a ser citado é que enquanto a maioria passa fome, os políticos ganham um absurdo (fora o roubo), outro exemplo é a mulher que desempenha o mesmo papel de um homem no entanto recebendo um salário menor.
A quem diga que esse tipo de situação vem acontecer por causa da ignorância que as pessoas têm de não exigir os seus direitos, deixando para os outros a solução dos seus problemas delegando responsabilidades, e sempre repetindo os mesmos erros. Existem diversos tipos de desigualdade, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda.
No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Conforme dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52,porém esta ainda é gritante.

Imagem:prof1rangel.wordpress.com
Então as perguntas que deixo são as seguintes:

Por que motivo acontece à desigualdade social?
Quem é o culpado?
Qual seria a solução mais viável para acabar com essa desigualdade?

12 comentários:

  1. Olá Rauge
    Isso tudo que você disse é a pura realidade que nós vivemos. A desigualdade social existe porque a maioria dos políticos são corruptos e não ligam para o que está se passando com as pessoas, só querem beneficiar a si próprio.

    ResponderExcluir
  2. 1-A desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma injusta , sendo que a maioria do dinheiro fica nas mãos de poucos.
    2-São todos os politicos que gastam o dinheiro publico com propagandas eleitorais.
    3-O trabalho.
    Paixão.

    ResponderExcluir
  3. Olá Cleysson, realmente a desigualdade social no nosso país é muito grande e parte disso, é culpa dos nossos políticos que na maioria das vezes agem de maneira corrupta fazendo assim que as verbas publicas, ficam em suas contas bancarias. Mais é interessante enfatizar, que nós cidadãos podemos revindicar nosso direitos, e se ficarmos de braços cruzados, nada será resolvido.

    Obrigado pelo comentário, espero contar sempre com sua visita.
    O blog do Rauge Lima agradece sua opinião.

    ResponderExcluir
  4. Olá Paixão.
    Tenho que concordar com você, o nosso país é rico mais infelizmente essa riqueza é concentrada na mão de poucos. O interessante que podemos destacar é que esses poucos são na maioria milionários que usam de recursos ilegais para conseguir essas riquezas. O nosso mundo é muito injusto, enquanto uns tem tudo outros não tem nada.
    -Autoridades vamos olhar para nosso povo humilde, povo pobre e sofredor que são a maioria.

    Valeu paixão por sua visita e sua opinião.Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. A desigualdade social acontece por meio dah economia entre familias,cultura, ah forma de viverem num mesmo espaço(na sociedade), sendu q eles mesmo são culpados cm q isso aconteça, mais o melhor d tudo eh q um bom dialogo e uma conciliação resolve tudo isso no país e no mundo.

    Witallo de Souza

    ResponderExcluir
  6. Gostei de sua opinião, você mostrou a desigualdade social num diferente espaço, onde as vezes passa despercebido. Acredito também que se resolve no dialogo mais não acho que seja fácil.

    Obrigado Witallo Souza pelo comentário

    ResponderExcluir
  7. acredito que a desigualdade social e uma questao muito a ser pensada mas ao mesmo tempo de ser colocada em pratica pq a questao e o seguinte:os que falam e lutam por essa igualdade muitas das vezes sao pessoa simples trabalhadores i quando assumem um cargo se juntam aos outros da mesma cupula dai e uma bola de neve que nunca se resolve vejamos o caso do prefeito de nosso municipio lutava pelo um salario justo dos professores pq ele era um e agora vemos o resultado ai ... e dificil ser igul quando uns tem demais da conta i outros nao tem quase nada!!!

    ResponderExcluir
  8. É meu amigo, realmente no nosso município isso acontece. A desigualdade social se manifesta em todo e qualquer lugar,e como você mesmo disso ela irá continuar acontecendo, enquanto houver os que possui mais e os que possui menos. O interessante de destacarmos é que tudo se gira EM TORNO de capital, a injustiça social ainda é muito grande é por isso que nosso planeta fica cada vez mais distancia de ser um lugar de direitos iguais.

    ResponderExcluir
  9. QUE MERDA DE SITE E ESSE SÓ MOSTRA UMA IMAGEM QUE PORCARIA
    E QUEM É NOVO PEQUENO DE 5 ANO NÃO VAI ENTENDER ESSA MERDA DE SITE COLOCA UMA COISA MELHOR EU SOU PROFESSOR E ENSINO OS MEU ALUNOS O DE MELHOR ELES ENTENDE ISSO MAIS QUEM ESTUDA NUMA ESCOLA PUBLICA Q É RUIM NÃO INTENDE PORRA DE SITE EM !!!!! EDUCAÇÃO EM 1 LUGAR FD PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu amei seu comentario eu tb odeio esse site

      Excluir
  10. odeio todas as pessoas desse site, só dizem bobagens.

    ResponderExcluir

Postagens populares