22 outubro 2011

Plebiscito divisão do Pará


No próximo dia 11 de dezembro, os eleitores paraenses irão votar a acerca da divisão do Pará, ou seja, se querem ou não a divisão. Caso a maioria do eleitorado vote pela divisão, o Pará, ficará com 17% desse território, Carajás ficará  com 35%, e Tapajós com 58%.

Acatados este ano pelo Congresso Nacional, os decretos legislativos que convocam o plebiscito estabelecem que o futuro estado do Carajás possa ser composto por 39 municípios, tendo Marabá como capital. Já o estado de Tapajós, poderá ter 27 cidades, tendo Santarém como capital.



A separação do estado se tornou essencial para o Povo do oeste e sul-sudeste paraense, pois não aguentamos mais tanto descaso do governo, estamos situados numa região muito violência, por que não á segurança. Aqui não há serviço de agua encanada e esgoto nas maiorias das cidades. Parauapebas que é uma das cidades mais prósperas do Brasil e a segunda em apoio estadual, fica com trechos intrafegáveis, entre a cidade e curionópolis. São numerosos os problemas do Sul do Pará.

Nós estudantes queremos mais escolas, universidades, emprego e qualidade de vida, pois é triste nossa situação.
Estive olhando algumas enquetes sobre a divisão do Pará, e observei que é unanime os que são contra, mais é interessante destacar que a maioria dos votos vem da capital Belém.
Abaixo segue uma enquete realizada pelo site da ufpa.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares