20 maio 2011

Muitas terras nas mãos de poucos

O MST é o mais organizado e conhecido movimento social em favor
da Reforma agrária. Com 27 anos de existência, suas ações também são
voltadas para educação.


Como todos sabemos nosso país é caracterizado por sua enorme extensão de terra, ou seja, seu território é muito grande, mais infelizmente diante disso, ainda existem pessoas que não tem onde morar. Pará ter uma ideia do tamanho da desigualdade, segundo dados do IBGE 50% das terras Brasileiras estão nas mãos de 1% da população.  É incrível com existem pessoas que se apropriam de grandes propriedades de terras, e deixam milhares desabrigados, e em grande maioria a posse da terra é ilegal, falsificam documentos que os colocam como proprietários.


A grande solução para se acabar com essa grande desigualdade é a reforma agrária, reivindicada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores sem terra), esse movimento foi criado 1984 justamente para mobilizar a população para a importância da Reforma agraria. O movimento é conhecido pelas ocupações de fazendas consideradas improdutivas, para chamar a atenção  do governo federam e cumprir com seus pedidos. A luta dos trabalhadores sem terras não é apenas as terras em si, eles também reivindicam que o governo os muna com meios necessários para que possam viver nela e cultiva-la, como: luz, agua, educação, crédito para que comprem equipamento e inputs, e orientação parta que possam trabalhar a terra de maneira correta. Exigem também que exista uma área máxima para a propriedade rural e querem a cobrança do ITR (Imposto territorial Rural) para serem revertidos em prol da reforma agrária.

O MST é um movimento muito discutido, pois existem pessoas contra ao movimento, as quais taxam os componentes de vagabundos e oportunos, e os a favor que acham a causa justa. Eu particularmente sou a favor do movimento, pois eles estão lutando por algo que é direito de todos, de temos uma vida digna, um lugar para se viver e que esteja habilitada a nos proporcionar uma boa qualidade de vida.

-Já presenciei muitas pessoas que chamam os sem terras de covarde, mais como disse meu professor de sociologia:
-Covarde é aquela pessoa, que vai até uma escola em busca de uma vaga para seu filho, e dizem que não tem, e ele abaixa a cabeça e vai embora. Covarde é aquele que vai até um hospital procurar atendimento, e não consegue e volta pra casa calado. Covarde é aquele que não luta pelos seus direitos.

Agora é sua vez de expor sua opinião, você é a favor ou contra ao MST?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares